Filha carnal da Iyalorisà Valdenice de Nanã, nascida numa família de 07 filhas, Mãe Izis de Lógun Ède foi iniciada aos 14 anos pela Egbom Elza de Oxum e tomou os direitos de Iyalorisá com o Pai Zé de Oxossi e desde então vem trilhando sua jornada na religião.
São mais de 45 anos de iniciada e há mais de 29 anos à frente do Ile Ase Omo Igbo Omi inaugurado no dia 04 de dezembro de 1993 na presença de sua mãe carnal e do Pai Zé de Oxossi.
Após a passagem do Pai Zé de Oxossi e depois de anos de muita luta e perseverança, em 2011 se concretiza a compra da tão sonhada sede própria para o Ile, e foi nessa ocasião que Mãe Izis convidou a Egbom Cidália de Irókò, do Gantois, para cuidar de suas obrigações e auxiliá-la na estruturação da nova casa.
Mãe Izis de Lógun Ède também é famosa por seu caboclo Pai Gentil Aldeia Grande, que comanda a tradicional festa anual em homenagem a essas entidades, que dura 04 dias e é frequentada por mais de mil pessoas.
Além do Ile Ase Omo Igbo Omi, a Iyalorisá também comanda o Instituto Social Maris, instituto criado com o intuito de auxiliar a muitas famílias em estado de vulnerabilidade social do bairro de Ermelino Matarazzo e entorno. Com mais de 2mil famílias cadastradas, o instituto realiza diversos projetos sociais como distribuição de cestas básicas, distribuição semanal de legumes, biblioteca infantil, mutirão da saúde, palestras de educação financeira, empreendedorismo, higiene e saúde, entre outros.
Apesar de todas as diversidades enfrentadas durante sua caminhada, que talvez fariam muitas pessoas desistir, ela encontrou forças na espiritualidade para cumprir a sua missão com garra, determinação e seriedade nas tradições do candomblé.
Mãe zelosa, exemplo de dedicação à religião, demonstra e transmite seus conhecimentos e seu amor ao sagrado, aos filhos, amigos adeptos e simpatizantes do axé.