O Ile Àṣè Ọmọ Ìgbo Omi foi fundado no dia 04 de dezembro 1993 pela Ìyálòóriṣá Izis D' Ọlogúnèdé.
Após alguns anos de muita luta, perseverança e fé, em 2011 o axé conquistou sua sede própria, tornando-se um espaço de referência ao sagrado na zona leste de São Paulo no bairro de Ermelino Matarazzo.
Nesse ambiente sagrado o nosso Ile Àsè cultua se o respeito ao próximo, a fé a espiritualidade e acima de tudo ajudando o próximo ao crescimento espiritual.
Temos o nosso calendário anual com as festividades do ase.
Entre elas podemos citar Festa de mãe Naná em homenagem a saudosa Ìyálòóriṣá mãe Valdelice de Naná, mãe biológica da matriarca do ase; os Festejos de baba mi Ọlogúnèdé uma festa que dura dois dias e acontece nas tardes de domingo e segunda feira, além da festa de Pai Gentil Aldeia Grande que dura 04 dias, tem início na sexta-feira e termina na segunda-feira.
Festa essa que sempre aproveitamos para realizarmos ações sociais. Recebendo alimentos não perecíveis e entregando a nossa comunidade do bairro e do entorno de Ermelino Matarazzo.
Além do compromisso em manter o culto ao sagrado e a luta na conservação da cultura de religião de matriz africana, o Ile Àṣè Ọmọ Ìgbo Omi mantém também projetos sociais através do Instituto Maris, que visa auxiliar a população da comunidade carente do bairro e proximidades.